terça-feira, 22 de março de 2011

Tudo fácil na teoria, mas na prática...

Olha, a gente planeja tudo e não há mal nenhum nisso, afinal se não houver um planejamento no que iremos fazer, podemos nos perder em algum ponto! O problema é que não podemos ser radicais, porque alguma coisa pode sair de outra maneira diferente da qual planejamos. E, se não formos flexíveis, vamos nos frustar legal.
Escrevo tudo isso porque eu, na verdade, nunca fui de me planejar, sempre deixei a vida me levar, porém, quando engravidei, eu me planejei de uma certa forma que não via outras possibilidades. Eu me preparei muito para ter parto normal, porque sempre li que é o melhor para o bebê e para a mãe, a recuperação é bem mais rápida e bem melhor, que o leite desce de imediato; Então, fui isso que coloquei na cabeça e, como o médico só dá sua palavra final quase que nas últimas semanas, não pensei na possibilidade de fazer um cesária. E foi um choque! Quando foi chegando nas últimas semanas meu bebê estava ótimo, saudável, porém não havia encaixado e mais: minha bacia não era tão grande assim, apesar de eu ter um quadril largo, o que, segundo meu obstetra, não tem nenhuma correlação!
Então, fiz a cesária e olha só: não me arrependi! A recuperação foi ótima, fui muito feliz! E meu leite desceu logo que meu bebê fez a primeira pega! tudo bem até aí, a frustração já tinha passado, porém havia outra coisa que eu pensava: queria amamentar exclusivamente no peito, tal qual queria parto normal. Claro e isso é obvio porque: porque o leite materno é uma vacina para o bebê, além de estreitar os laços de afetividade! Só que, querendo ou não, eu comecei a produzir pouco leite. E não sei porque, afinal tenho uma alimentação super saudável, tomo bastante líquido! No começo me culpei bastante. O pediatra falou que cada mulher é uma, não somos máquinas e não podemos nos culpar por produzirmos pouco leite. Falou que o que pode estar acontecendo é que tenho leite, porém meu bebe é um voraz e precisa de mais quantidade do que eu posso produzir. Então, ele recomendou que eu desse um complemento. Eu relutei por 2 semanas, infelizmente, porque fui na onda de que quanto mais eu desse o peito, mais produziria; porém comigo, sabe-se lá porque, não foi assim. Meu bebê foi crescendo e mantendo o mesmo peso por 2 semanas... Pensem! Isso não é nem um pouco normal, porque o recem nascido tem que engordar, no mínimo, 20 gramas por dia! Eu fui ficando preocupada, porém relutante. Todos que me amam a minha volta falando para eu não ser radical. No último dia, antes de dar o complemento, chorei bastante, pois achei que iria perder meu bebê. Ele estava magrinho e chorava o tempo todo. Só dormia de cansaço. Aí resolvi dar o complemento e foi a melhor coisa que fiz!
Hoje vi quão cabeçuda eu fui e pequei por deixar meu bebê passar fome por um capricho tolo da minha parte. Eu me culpo sim por isso, mas não fico me remoendo não. TODO MUNDO ERRA e quem não erra que atire a primeira pedra. Então, olhando para trás (um mês né... parece pouco, mas quantas coisas aconteceram...) e vendo a saúde de ferro do meu bebê, só posso agradecer a Deus, que me deu forças para ir em frente e sabedoria para tomar a decisão certa.
Hoje dou o peito e mais complemento. Dou mamadeira e isso não atrapalhou nem um pouco na amamentação no peito. Agora tanto eu e meu bebê estamos felizes: EU PORQUE CONTINUO AMAMENTANDO NO PEITO, APESAR DE COMPLMENTAR COM nan comfor e meu bebê porque sabe que ainda tem o laço de ser amamentado no peito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário