quarta-feira, 23 de março de 2011

Amamentação: Dificuldades e Superação!

Gente, amamentar é muito mais que alimentar seu filho, é uma gesto de amor, uma bênção divina. No post anterior falei sobre minhas dificuldades de amamentar e minhas consequentes frustrações e hoje vou falar um pouco mais detalhado sobre esse assunto.
Meu sonho sempre foi ser mãe e acredito que a maioria das mulheres, independente da opção sexual, tem este desejo. Quando me vi com meu pequenino no colo pela primeira vez e as enfermeiras em volta de mim me ensinando como era a pega senti um desejo imenso de amamentar meu filinho. É uma coisa mesmo de estinto materno. Não passou 5 minutos que tentamos e logo estava lá meu bebêzinho mamando desesperadamente. Foi um dos melhores momentos da minha vida e só quem é mãe e já passou por isso para afirmar. Sai do hospital e tinha bastante leite e isso foi por mais ou menos umas 3 semanas, porém algumas coisas chatas aconteceram e, pensando bem, talvez tenha sido isso que a produção do meu leite foi reduzida.
Primeiro que o bico do meu peito era invertido, então sofri muito para amamentar, pois para formar o bico dói muito, mas isso não me fez desistir;
Depois tive mastite, mas isso tirei de letra, pois coloquei uma concha anti empedramento e fiz umas compressas com água morna e foi ótimo;
E por último meu seio do lado esquerdo começou a rachar e demorar para formar o bico. O meu leite chegou a secar, talvez tenha sido isso que meu bebê não tenha ganho peso adequado.
Hoje, apesar do complemento, eu tenho leite e muito, pois sinto até meu seio doer. Sei que não é o suficiente para 'abastecer' meu filho, mas já é o suficiente para manter o vinculo com ele.
Eu o amamento nos dois seios antes de dar o complemento, primeiro para estimular, pois o pediatra falou que a estimulação da produção do leite vem com a sucção e depois dou um complemento (que é mesmo mais uma mamada), a qual chega até 120ml. Acredito que ele esteja mamando em torno de 180ml a mamada, mas como o seio não tem um medidor...
O importante é que ele não passa fome mais, que sempre está feliz e satisfeito!
Por isso se você está na mesma situação não deixe de dar o seio, pois se você desistir pode ser que seu leite seque de vez!
Tem uma amiga minha a @jujusagara que teve o mesmo problema e disse que com 4 meses seu bebê largou do complemento e mama no peito até hoje (Tem um ano e meio). Então tudo é possível e se Deus permitir essa graça talvez um dia eu venha amamentar exclusiviamente no peito, porém, como eu já disse, não vou ficar nóia se isso não acontecer, afinal tenho que pensar primeiramente na saúde e bem estar do meu lindo!!!
Por isso que eu digo: "Amamentar é se doar inteiramente. É esquecer o que é dor, o que é tempo para si, é deixar de lado a vaidade, a vergonha e o medo.E por tudo isso que digo que amamentar é um ato de amor."

2 comentários:

  1. Oi , nossa nem me fala em amamentação , fiz um post sobre o assunto no meu blog , tudo bem que fui satirizei um pouco rsrsrs, mas acredito que é uma das partes mais dificil na hora de ter um bebe no colo ... Força e corajem q tudo vai dar certo ...

    ResponderExcluir
  2. Raq, minha xará! companheira de madrugada rs

    Confie em você, na sua intuição, vc sabe o que é melhor para o seu bebê.

    Mas como eu sempre digo: Intuição não é tudo, pra isso existe google, sites especializados pediatra...

    Que bom q vc percebeu a tempo q orgulho não adianta, vc tem q ver o q é melhor para o bebê se está conseguindo amamentar e o complemento está funcionando tb, maravilha!

    Amamentar é muito difícil no começo, tem q ter fibra, tem mta mulher q já desiste nessa fase, mas não pode não, é isso aí, vc não desistiu e agora tá vendo seu filho crescer forte e saudável

    E aliás eu vi a foto dele genteeee coisa mais linda desse mundo de meu Deus..ai sonho..rsrs

    beijo querida, nos falamos na madrugada..

    ResponderExcluir