quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Que sardade que eu tenho do cê, vô!


Hoje minha homenagem vai para uma pessoa muito especial. Como diria o apresentador Rolando Boldrin: - que ‘sardade’ que eu tenho do cê, vô! Que ‘sardade’! Claro, que se meu avô pudesse escutar isso, ele silabaria: - ‘Sar-da-de?’ – E, logo, me corrigiria.

Meu avô sempre foi uma pessoa agradável. Muitos gostavam de estar por perto. Conversava sobre todos assuntos e era muito gostoso o papo dele. Tocava trompete muito bem, mas tinha complexo de inferioridade, porque achava que não tocava nada. Era muito sistemático: tinha mania de sempre cortar unha, cabelo e tomar banho sempre no mesmo horário. O banho não poderia durar mais que cinco minutos.

Adorava criticar as pessoas. Muitas tinhas apelidos engraçados como: Peituda, Girafa, Gorda, zoiuda, entre outros. Se pudesse, ele faria uma boa caricatura das pessoas. Nunca me esqueço que, quando criança, havia uma moça que foi apelidada por ele como gorda, mas eu não sabia que era ‘segredo’. Então, cheguei no estabelecimento desta e a chamei, ingenuamente, pelo apelido. Ela ficou furiosa comigo!Hoje me lembro e dou muita risada! 

Apesar desta ‘brabeza’ toda, sempre ajudava muito o próximo. Tiraria até suas roupas se fosse preciso.  Sempre admirei o fato de guardar moedas específicas para os pobres e comprar potinhos de plástico para colocar comidas para dar a eles. Quando estes batiam na casa dele, ficava louco de bravo por causa da ‘bateção’ de palma ou da ‘tocação’ de campainha. Colocava as duas mãos na boca para fazer eco e gritava: - Já vaiiiiiiiii!!

Se você quisesse criar uma encrenca básica era só buzinar na frente da casa dele. Falava sem paciência: - Ai, meu-Deus-do-céu! – E já chegava xingando a pessoa.

Ele não tinha papa nas línguas. Se via alguma injustiça na rua, parava a pessoa e falava poucas e boas. Uma vez, diz que viu uma mãe judiando de uma criança. Então, ele foi lá e falou um monte de coisas pra mulher e, se não bastasse, disse que era da polícia do Paraná e mandaria prende-la se não parasse com aquilo! A mulher saiu de fininho com os olhos esbugalhados! A gente ria muito dessas coisas!

Em todos aniversários dele, 09 de junho, meu avô dizia que morreria. Havia até um paletó que guardava para tal ocasião. Lembro-me, que em um dos aniversários, posei na casa dele, porém dormi muito mal com medo ter morrido. E ele faleceu exatamente 1 mês depois do seu aniversário. Joracy se foi há mais de 50 dias e estamos com muita saudade, mas  estamos tranquilos, pois sabemos que ele está em um lugar bem melhor. 

Esses dias, eu ensinei ao Lincoln que o biso Joracy está no céu, porque ele sempre pergunta dele. Aí, passou uns dias e perguntei: - Aonde o biso está? – E ele: - No Céu. – Continuei: - E o que ele está fazendo lá? – Lincoln respondeu da cabeça dele: - Fazendo graça!!

Por isso, vô saiba que em nossas lembranças você sempre será lembrado com muito humor. Suas piadas, seus papos enriquecedores, seus 'pitos', sua braveza; contudo fique sabendo que nunca nos esqueceremos que atrás desta 'ranzinzisse' havia um homem muito humano, com senso de justiça, cujo só queria fazer o bem ser reconhecido pelas coisas boas que fez. 

Vai em paz, 'purgante'(era como ele nos chamava quando enchiamos muito o saco)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário