quinta-feira, 26 de junho de 2014

Viagem em família

    Hoje eu preparei um post recheado de dicas valiosas para vocês que vão viajar com as crianças, mas não sabem por onde começar. Como eu viajo praticamente todas semanas já estou quase expert no assunto (risos). Espero poder ajuda-los!


1. Arrumando as malas

a)Roupas e Acessórios
Primeiramente, saber qual a estação da temporada para onde estão indo. Levar roupas e acessórios adequados para o lugar. E não custa nada levarem umas pecinhas a mais de outras estações, pois nunca se sabe qual temperatura exatamente estará, ainda mais com este tempo doido, que muda de repente.

b)Nécessaire do bebê ou criança
Quando vou pra minha cidade que é perto, eu coloco na nécessaire da Julia, que tem dois meses, duas trocas de roupa, pro caso dela evacuar, vomitar e sujar a roupinha. Também coloco umas 4 fraldas, lencinhos umedecidos, pomada preventiva de assaduras. Tudo isso para evitar de terem que abrir as malas, tirar tudo; além de atrasar, pode ser perigoso parar em qualquer lugar.

Para o Lincoln, que tem 3 anos, coloco uma troca de roupa, uma fralda (porque ele ainda usa para evacuar), lencinho umedecidos, água e algumas guloseimas (bolacha, suco, frutas).

c)Mala na medida certa
Anotem tudo antes de arrumá-la para não esquecer os importantes. Não entupam suas malas. Levar muita coisa é desnecessário. Faz vocês perderem tempo em procurar, faz bagunça, pode perder algo no caminho, e ainda por cima, se forem viajar pro exterior, pode ser uma grande dor de cabeça na hora do embarque.

d)Farmacinha da criança
 Levem sempre com vocês remédios que seu filho costumam usar ou receitas médicas, além da carteirinha de plano de saúde (se houver) e carteirinha de vacinas. E, seja frio ou quente, chuva ou sol, não se esqueçam do filtro solar.

e)Documentos
Além de portarem seus documentos, não esqueçam da cópia autenticada dos documentos de seus filhos ou da certidão de nascimento. Isto é muito importante principalmente se forem viajar de ônibus/navio/avião ou terão que passar pela fronteira de algum país, como por exemplo, Argentina, Paraguay (muitas famílias vão de carro).

2.Alimente-os antes de sair
Sempre acostumei a sair pra viajar depois de alguma refeição do Lincoln e mamada da Julia. Mas sempre levo comigo, como já citei acima, sucos, bolachas, até mesmo leite e refeições em uma bolsa térmica, para o caso de uma viagem mais longa. Sempre pare para fazer uma refeição completa (Almoço e jantar), para que a criança não se engasgue, ainda mais se tiver menos de 3 anos.

3.Alimentação em viagens longas
Não tenho muita experiência com isso, mas quando eu fui para o Sul, o Lincoln tinha 9 meses e optei por levar papinhas prontas da nestlé. Acostumei-o a comer em temperatura ambiente, portanto eu conseguia dar em qualquer lugar. 

3. O melhor hotel
Aqui eu recomendo que pesquisem por este três tópicos:

a)Acomodações adequadas para crianças
Saber se no quarto há berços, banheira, se são cobrados extras por isso. E outras coisas importante para a saúde dos pequenos, como por exemplo, para nós era saber se o piso é de carpete, porque o Lincoln é alérgico. 
Não se esqueçam de levar shampoos, sabonetes ou compra-los na cidade, porque, geralmente, estes oferecidos nos hotéis ressecam a pele da criança (até mesmo a nossa).

b)Serviços do Hotel
Procurem saber se oferecem café da manhã, almoço/jantar adequado para crianças ou se há lugares por perto que ofereçam este menu. 
Quando fomos para Águas de Lindoia, o Lincoln tinha dois anos e meio. Nós ficamos em um hotel com uma infraestrutura boa para crianças que se chama Hotel Fredy. Lá o restaurante adaptava as comidas, conforme o gosto da criança. Foi muito legal e o Li se alimentou bem.

c)Diversão para crianças Hotel/Cidade
Verificar se no hotel/cidade tem diversão garantida pras crianças. Se há playgrund, parques, cinema, teatro, clubes. 
Tem pessoas que optam por deixar com babás ou grupos de recreação dentro do hotel. Eu não optei por isso, porque quando viajo com as crianças gosto de levá-las por toda parte conosco. Se quero curtir o marido, não as levamos e as deixamos com os avós; Mas eu sei que tem gente que precisa, por exemplo, quando vão a trabalho ou a uma palestra. Aí, eu penso que em alguns lugares e motivos estes serviços são sérios e valem a pena. Por isso, pesquisem muito antes e façam o que os faz sentir bem e confiantes.

4.Melhor horário para viajar
 Em minha opinião, o melhor horário para viajar é na parte de manhã ou a tarde, ou seja, quando ainda está claro e você pode enxergar tudo, analisar a rota em que está indo, se de fato é segura; ainda mais se é uma viagem distante ou caminho desconhecido ou se está com um GPS (pior ainda se for um mapa de papel!!). 
Contudo, na maioria das vezes, nós viajamos a noite; porém, geralmente, um dos dois (eu ou o Fabio) conhecemos o caminho e sabemos quais lugares bons para parar ou não. Entretanto, nem sempre é bom abusar!

5.Entretenimento no veículo
Leve livros, brinquedos, coloque música. Não deixe o pequeno entediado! Pare o carro sempre que possível para comer, se espreguiçar, ir ao banheiro. Respeite os limites das crianças! Não façam uma viagem longa logo de cara, só se for extremamente necessária. Nunca se esqueçam da segurança no carro. Cadeirões e cinto de segurança para ficarem seguros, como diria a Dora Aventureira! ;P

Nenhum comentário:

Postar um comentário